II Fórum de discussão do fazer docente
+5
Eremita
bia
ArmstrongMoura
PabloNavarro
Admin
9 participantes
Página 1 de 1
II Fórum de discussão do fazer docente
A partir da leitura do texto: "ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS NA ESCOLA PÚBLICA: UMA META ALCANÇÁVEL?" , como você responderia à essa questão?
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Cabe ao professor ser cético, e sempre questionar sua metodologia de ensino, para otimizá-la cada vez mais, adaptando-a com o propósito de elucidar a aprendizagem dos alunos cada vez mais. Trabalhar as quatro disciplinas de uma língua estrangeira é um desafio, mas com a devida investigação do desempenho dos alunos durante a aula, é possível adaptar as quatro disciplinas, e trabalhá-las com eloquência, e coesão. Reading, writing, speaking and listening devem caminhar lado à lado durante o ministrar das aulas de Inglês, pois regem juntas o bom aproveitamento do ensino do idioma.
PabloNavarro- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/05/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
É possível trabalhar as quatro disciplinas, quando o professor se empenha durante a
aula, consegue manter seus alunos atentos, e evita a dispersão. Os alunos são
capazes de aprender, se não houver dispersão, e a aula fluir bem. Basta separar
as disciplinas por etapas, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno.
aula, consegue manter seus alunos atentos, e evita a dispersão. Os alunos são
capazes de aprender, se não houver dispersão, e a aula fluir bem. Basta separar
as disciplinas por etapas, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno.
ArmstrongMoura- Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/05/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
O correto seria que as quatro habilidades fossem ensinadas igualmente, mais muitos fatores barram os professores quando tentam realizar esse feito, como, devido ao pouco número de horas destinadas ao estudo da língua inglesa, observa-se que a habilidade da leitura sempre é a mais utilizada, enquanto a habilidade da fala é a mais prejudicada. Para tentar uma vaga em uma universidade, oque mais se pede nos vestibulares é leitura e uma boa interpretação de texto em relação à língua inglesa, mais um aluno só estará verdadeiramente preparado, se tiver conhecimento dessas quatro habilidades, todas igualmente fundamentais.
bia- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/04/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Todas as habilidades são importantíssimas para funcionamento da língua, seja ela para o melhor uso na fala ou na escrita (e exercícios).Porém,o que a rotina nos traz é a dúvida de como aplicar esses métodos de maneira com que o aluno se interesse pelo Inglês por inteiro.(dever nosso de reconhecer a melhor maneira para aplicação).
Devemos tomar cuidado também com o 'gosto' pelo qual o aluno tem,ou pela habilidade speaking ou reading. Tenho percebido a importância da prática como uma forma de inovação,o professor tem seu espaço para trazer ao aluno o ensino do inglês junto das quatro habilidades,diferentes meios com que desperte nem que seje uma 'curiosidade' pela língua inglesa.Porém, eu,ainda busco respostas para mediação de como aplicar todas as práticas em uma junção.
Devemos tomar cuidado também com o 'gosto' pelo qual o aluno tem,ou pela habilidade speaking ou reading. Tenho percebido a importância da prática como uma forma de inovação,o professor tem seu espaço para trazer ao aluno o ensino do inglês junto das quatro habilidades,diferentes meios com que desperte nem que seje uma 'curiosidade' pela língua inglesa.Porém, eu,ainda busco respostas para mediação de como aplicar todas as práticas em uma junção.
Eremita- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2014
Idade : 33
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Ao Educador que sabe como aproveitar o pouco tempo que se tem para aula de Língua Inglesa,e sabe transmitir as quatro habilidades é muito importante..
Pois os alunos tem vontade de aprender,ler e escrever,ou simplesmente fazer uma tradução correta,eles querem se preparar para uma entrar na universidade.
E para um bom resultado professores que goste de transmitir,mas sabendo que cada um tem sua limitação.
Pois os alunos tem vontade de aprender,ler e escrever,ou simplesmente fazer uma tradução correta,eles querem se preparar para uma entrar na universidade.
E para um bom resultado professores que goste de transmitir,mas sabendo que cada um tem sua limitação.
Ana Lucia da Mata- Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/05/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Pode-se dizer que é uma meta alcançável, porém não tão fácil. Há muitos fatores que dificultam o trabalho das quatro habilidades, pois desenvolver as competências do reading e writing são, consideravelmente, fáceis; entretanto, quando se trata do listening e speaking, já temos uma dificuldade maior. Dois fatores que determinam a possibilidade do desenvolvimento, um de natureza estrutural e o outro proveniente do conhecimento do próprio docente. O estrutural engloba o tempo, 50 minutos de aula é um período muito curto para conseguir organizar a sala; número de alunos, maioria das turmas são compostas por 40 alunos o que torna quase impossível dar atenção adequada a todos. Quanto ao conhecimento, de acordo com o que se observa nas escolas, grande número de professores, infelizmente, não dominam o inglês completamente, por serem formados numa abordagem mais tradicional, em que se buscava a aprendizagem através da tradução acabaram não trabalhando as competências da fala durante sua formação; e pela própria falta de comprometimento, muitos esquecem que sua formação é contínua e que se faz necessário buscar aprimoramentos durante toda a vida profissional. Creio que esses sejam os pontos que melhor demonstram as dificuldades encontradas pelos professores dentro de uma sala de aula, mas, apesar disso, tudo depende do comprometimento do docente.
Daniel- Mensagens : 4
Data de inscrição : 26/04/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Como pude observar o texto aborda que apenas a leitura e compreensão de texto são usadas para ensinar o inglês e o restante das outras habilidades ficam de fora, desta maneira o professor tem que achar o melhor conteúdo e aulas que possam se encaixar de maneira eficaz e rápida para ensinar a língua estrangeira. A grande realidade é a falta de tempo para que se possa aplicar as outras habilidades que estão de fora ,pode-se dizer um exemplo citado no texto ,para que o professor possa aproveitar e ensinar seus alunos é a (fala) do inglês para que o aluno se familiarize com o conteúdo. E o professor utilizar a metodologia que achar mais adequada.
bruna maggioni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/05/2014
Re: II Fórum de discussão do fazer docente
Achei bem essencial o texto fazer a importância sobre a leitura e a prática da fala, mas não se esquecendo de praticar as quatro habilidades. Cabe ao professor fazer esse treino... Fazer com que os alunos se interessem mesmo que aos poucos para não se "assustarem" com a língua. Seria uma meta alcançável se houvesse bastante esforço não só entre os alunos, mas sim com o professor também. Realmente não é fácil, mas acho que o professor não deve se apegar somente ao caderno do aluno (apostila), e sim levar alguns materiais diferentes para os alunos aprenderem de diversas maneiras, como músicas, textos e etc.
Silvia Guariz- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 30
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|